Breaking News
recent

Segunda-feira, minha saia foi rasgada


Adolescentes japonesas que foram vítimas de violência em locais públicos lançaram uma petição para remover do ar o novo single do grupo Keyakizaka46, "Getsuyoubi no asa, skirt o kirareta", uma canção que descreve a violência contra uma adolescente. A petição foi elaborada pela usuária Aya Sasada, que há dois anos foi vítima de um ataque em vias públicas, uma situação que ocorreu quando pela manhã, seguindo o caminho da escola, um indivíduo a atacou e rasgou sua saia, criando o trauma psicológico e um medo de viajar de trem desde então.

"Há dois anos, fui realizar atividades escolares diárias, mas tive que sair por um caminho diferente do habitual. Era uma rota de trem famosa, chegando ao meu destino, uma senhora de idade me informou que minha saia estava completamente em pedaços. Eu não percebi porque usava uma buruma de educação física. Fazia apenas um mês do início das aulas, a saia era nova e não sabia o que fazer, então informei a equipe da estação, que comunicou à minha escola. Meu professor correu para a estação para me entregar uma saia. Desde então me sinto pânico e não consigo usar saia.

Ouvindo a nova música Keyakizaka46 após viver tais circunstâncias, acho que é muito desconfortável. Não sou a única que se sente assim. Outras companheiras também passaram por situação semelhante, até o dia do criminoso ser capturado, e por fim, a polícia reforçou as medidas de segurança na estrada. Toda vez que vejo no twitter falarem sobre essa canção me lembra o que aconteceu comigo há dois anos, quero que chegue ao fim. Quero ouvir as suas opiniões. Colocaram essa canção no trem e revivi momentos desagradáveis​​. Estou calma agora, mas ainda tenho medo. Parece sensato colocar esse tipo de música enquanto há pessoas que se sentem magoadas e preocupadas pelo aumento de tais crimes?"



Essa foi a história que descreveu na petição. As reações do público são as mais diversas, porque precisam ter mais consciência da violência sofrida por adolescentes em público: "É incomum uma canção idol mostrar a violência e o crime como algo". "A canção minimiza os sentimentos da vítima". "Gosto Nogizaka, mas não sou fã desta canção doentia". "Akimoto (o produtor e compositor) faz qualquer coisa por dinheiro", dizem algumas pessoas que apoiaram o pedido.

"Também sou uma estudante do ensino médio e fui vítima desse crime, uma amiga também. Se não tivesse percebido, e me virado para ver que era um trabalhador de terno atrás de mim, o dano teria sido maior". "Gostaria que Akimoto compreendesse os sentimentos das pessoas que foram vítimas desses crimes; o título da canção, já é desagradável ('Segunda-feira, minha saia foi rasgada')". Estes textos podem ser lidos entre outros comentários.

Os crimes sexuais são reduzidos no Japão, com um baixo número de violações ao contrário do resto do mundo, por isso é geralmente uma sociedade segura. No entanto, há forte assédio dos adolescentes em vias públicas, como no caso de chikan, e outros crimes estranhos, tais como roubo de uniformes de colegiais, o roubo de roupas íntimas em público e os lambedores de pés. As assinaturas coletadas para a petição serão entregue ao escritório AKS para mostrar sua insatisfação com este tipo de letras.

Confira a canção traduzida e deixem suas impressões:





Participe da primeira fanpage e grupo brasileiro do facebook
dedicada a Música Japonesa, 'Curta' e 'Entre' abaixo:


J-Music Brasil
https://www.facebook.com/JMusicBrasil


J-Music Brasil
https://www.facebook.com/groups/283909038381564/


Colaboração: Aniger
Créditos: Liga Extreme United
Universo Japonês

Universo Japonês

Nenhum comentário :

.
Tecnologia do Blogger.